terça-feira, 4 de junho de 2013

Minas: o melhor preparado para investimentos estrangeiros

Durante o período em que permaneceu na EuropaAntonio Anastasia apresentou os principais atrativos de Minas para a captação de novos investimentos.


Antonio Anastasia: Minas Gerais


Fonte: PSDB

Viagem de Antonio Anastasia à França e à Inglaterra abre novas perspectivas para Minas Gerais


Antonio Anastasia Foto George Gianni PSDBMinas Gerais – O governador Antonio Anastasia retornou neste sábado (01/06) de viagem oficial à Europa, cujo principal objetivo foi mostrar a ingleses e franceses que Minas Gerais é o Estado brasileiro mais preparado para receber novos investimentos.

“Eu fico muito impressionado que depois de 500 anos da descoberta do Brasil, de 300 anos da existência de Minas Gerais como uma entidade política autônoma, o Estado ainda seja tão desconhecido nos meios empresariais e culturais, nos meios de desenvolvimento não só da Europa, mas no mundo inteiro”, disse o governador, ao fazer um balanço da viagem.

Segundo Anastasia, as viagens que tem feito ao exterior têm o objetivo de mostrar que nós temos um Estado com muitas oportunidades e que precisamos de novas empresas para gerar empregos e qualidade de vida melhor para os nossos mineiros. Sob esse ponto de vista, ele vê que o saldo foi muito positivo, tanto na Inglaterra, quanto na França. “Minas Gerais começa a ser colocada neste radar, no mapa dos investimentos”, resume o governador.

Durante o período em que permaneceu na Europa, Antonio Anastasia e sua comitiva mantiveram  encontros com autoridades locais e com empresários das mais diversas áreas com o intuito de apresentar os atrativos de Minas e iniciar conversas para atrair novos negócios para o Estado.

Minas Gerais é um Estado muito respeitado. A gestão pública realizada ao longo dos últimos anos é considerada uma referência internacional. O fato de termos recebido ano passado o grau de investimentos das agências internacionais nos deu um status, um reconhecimento muito bom. E isso nos abre portas”, afirma Anastasia, acrescentando que, antes de se abrir ao mundo, o Estado fez o “dever de casa” em termos de gestão pública.

Oportunidades

Com um Governo que incentiva a produção do setor privado e valoriza a qualificação de seus habitantes, ao ser apresentada, Minas Gerais chama a atenção do mundo. O resultado concreto disso é o interesse manifestado por empresários e investidores em conhecer melhor o Estado.

“Tanto na Inglaterra, como na França, nós tivemos boa acolhida. Contatos excelentes com os empresários, apresentação de Minas para diversas empresas, apontamento de oportunidades, apresentação concreta de áreas onde possamos investir, especialmente na questão do gás, na bacia do São Francisco, tema que foi muito discutido com a Companhia de Eletricidade e Energia Nuclear da França, a EDF, pois precisamos de parceiros estratégicos para investir nesta questão em nosso Estado” explica Anastasia.

Além das rodadas de conversas para apresentação do Estado, foram assinados acordos de cooperação, entre eles, um envolvendo o Governo de Minas e uma das maiores instituições de educação do mundo para o intercâmbio de alunos e servidores públicos. “Foi muito bom o acordo com a Escola Nacional de Administração da França, que é considerada a melhor escola de administração pública do mundo, com a Fundação João Pinheiro, a nossa Escola de Governo, que por seu turno é a melhor do Brasil”, avalia o governador.

Passo a passo

A partir de agora, a determinação do Governo do Estado é que o trabalho continue. “Conseguimos dar  sequência ao trabalho de internacionalização que estamos fazendo ao longo dos últimos dez anos. Mas as tratativas não podem se encerrar nessas reuniões. Temos que determinar sempre – e é o que faço aos diretores de nossas empresas, aos secretários e equipe de Governo – que mantenham contato permanente com essas empresas para mostrar as oportunidades”, explica.

Foi com essa estratégia que Minas Gerais conseguiu atrair muitos investimentos produtivos nos últimos 10 anos. O foco no planejamento, com metas ousadas e resultados concretos acabam chamando a atenção do mundo. “O resultado vem sempre a médio e longo prazos. Quando estivemos na Índia, em 2011, fizemos contato, por exemplo, com a Infosys, que agora está se consolidando em Minas Gerais. Da mesma forma, quando fomos ao Japão, conseguimos as tratativas com a Mitsui, que está fazendo um investimento no Triângulo Mineiro. Nunca é uma coisa para amanhã. Mas é fundamental que lancemos essas iscas e coloquemos Minas Gerais no mapa dos investimentos como um local não só seguro, como também de excelente educação, com boa logística, bem situado no Brasil, com grande população e também com um Governo que tem reconhecimento internacional”, destaca.

Ao considerar positivo o saldo da viagem, o governador afirma que quer ainda aliar o trabalho de preparação para a Copa do Mundo com a divulgação do Estado para outros países.

“Tenho certeza que não só novas empresas virão para Minas Gerais, como já estão vindo. Nosso estado está ficando cada vez mais conhecido. E a grande oportunidade está aí na nossa porta: a Copa das Confederações e, em especial, a Copa do Mundo, que é transmitida para bilhões de expectadores em todo mundo. Teremos seis jogos em Minas Gerais, e nosso nome será muito falado. Temos que associar esse nome às nossas potencialidades, às riquezas e às opções de investimentos em Minas”, ressalta o governador

Do Portal da Agência de Notícias do Governo de Minas Gerais

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